20.06.17

A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, no uso de suas atribuições, publica O resultado da Interposição de  Recursos e o Resultado Final do Edital Nº 01/17.


09.06.17

A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, no uso de suas atribuições, publica  a Lista de classificados do Edital 01/2017.


02.06.17

A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, no uso de suas atribuições, publica  o Resultado da Interposição de Recursos do EDITAL Nº 01/17 – CEEPI Lista de Deferidos e Indeferidos.


31.05.17

A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, no uso de suas atribuições, publica  o Edital 01/17, a lista de            CANDIDATOS DEFERIDOS e a lista de CANDIDATOS INDEFERIDOS .


22.05.2017

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ – CEE/PI NOTA DE ESCLARECIMENTO 2 EDITAL Nº 01/17

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES DO TESTE SELETIVO PARA CONSULTORES DAS COMISSÕES VERIFICADORAS DOS CURSOS TÉCNICOS DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ. CALENDÁRIO


11.05.2017

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ – CEE/PI
NOTA DE ESCLARECIMENTO
EDITAL Nº 01/17
 


A solicitação de inscrição (preenchimento do cadastro) no site é gratuita, mas a efetiva participação do candidato no processo seletivo dar-se- a após a confirmação do pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 30,00. Após essa confirmação será enviado ao candidato, através de e-mail, o seu comprovante de inscrição. A partir daí sua inscrição estará efetivada no processo seletivo conforme consta no item 3.9 do Edital Nº 01/17.
 


11.05.2017

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ
ERRATA EDITAL Nº 01/17


A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, no uso de suas atribuições, publica ERRATA junto ao Edital de nº 01/17 contendo as normas, rotinas e procedimentos, referentes à realização do PROCESSO SELETIVO para consultores que comporão o cadastro de reserva das comissões verificadoras dos cursos técnicos (Educação Profissional)do Sistema Estadual de Educação do Piauí, permitindo o cumprimento do Art. 29, Parágrafo Único da Resolução CEE-PI nº 177/2015, visando o processo de reconhecimento de cursos nas diferentes áreas e eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), para nele fazer constar que:

Fica revogado o Anexo III referente ao Perfil de Consultores, permanecendo o item 1.4. “O processo seletivo está aberto a todos os que possuem graduação compatível com os cursos ofertados dentro da estrutura dos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e/ou com pós-graduação Stricto Sensu / Lato Sensu (doutorado, mestrado ou especialização) em IES credenciadas pela CAPES, compatível com a área em que se candidatem para atuar como consultores” como critério para a qualificação dos candidatos.
 


08.05.2017

O Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEE/PI torna público o edital referente à realização do processo seletivo para consultores que comporão o cadastro de reserva das comissões verificadoras dos cursos técnicos (Educação Profissional) do Sistema Estadual de Educação do Piauí.

O processo objetiva a seleção e classificação de candidatos para comporem o Cadastro de Consultores da Educação Profissional, mantido pelo Conselho, mediante análise do currículo, com base na pontuação estabelecida no Anexo IV do Edital.

Confira o EDITAL


Convite para Audiência Pública.


08.07.2016

Assumiu a Presidência do CEE a  Conselheira Maria Pereira da Silva Xavier acompanhada do Vice-Presidente o Conselheiro Carlos Alberto Pereira da Silva. Na solenidade de posse o Conselheiro Carlos Alberto fez um agradecimento em especial àqueles que o incentivaram a aceitar a missão de assumir a Vice-Presidência e a Presidente Maria Xavier fez um breve pronunciamento onde agradeceu aos seus pares por confiarem a ela essa missão e aos convidados presentes, familiares e amigos, falou ainda que assume essa missão como mais um desafio, um desafio gratificante, por se tratar da causa da educação e por acreditar no compromisso e competência dos seus pares, encerrando a fala a presidente falou da esperança em dias melhores para educação do Piauí e para o nosso país. Imagens aqui


07.07.2016

FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO – FNCE

A solenidade de abertura contou com a presença do Governador do Estado Wellington Dias,  da presidente do Conselho Estadual de Educação, Eliana Sampaio, e a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, prof. Suely Menezes,  entre outras autoridades. Presidentes de 19 Conselhos Estaduais de Educação estiveram reunidos em Teresina (PI), no período de 22 a 24 de junho, participando da XLVI PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO – FNCE. A palestra de abertura do evento sobre “Sistema Nacional de Educação”, proferida pelo Prof. Francisco José Carbonari-Presidente do CEE/SP e pela conselheira do CEE/PA, Maria Beatriz M. Padovani, sob a Coordenação da Profª Suely Melo Menezes–Presidente do CEE/PA e do FNCE. A segunda palestra: “Como tratar a conclusão do Ensino Médio: seguir o texto da LDB ou ceder à pressão pelo ligeiramento?” proferida pela Profª Maria Ester de Carvalho –Presidente do CEE/GO. A Coordenação ficou por conta da Profª Ilma de Araújo Xaud–Presidente do CEE/RR. A debatedora foi a Profª Maria Margareth dos Santos–Conselheira do CEE/PI. O painel sobre “Educação a Distância nos Sistemas Estaduais”, sob a coordenação do prof. Francisco Cordão - consultor em EAD reuniu os conselheiros representantes das cinco regiões. Outro tema relevante a “Formação de Professores na Educação Profissional”, proferida pelo professor Mestre Paulo Roberto Wollinger do Instituto Federal de Santa Catarina. A coordenação ficou por conta do professor Carlos  Caetano – Presidente do CEE/MT  e como debatedor, o professor Mestre Jairo José Campos da Costa – Reitor da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas. Também os presidentes reuniram-se para a elaboração da Carta do Piauí, sob a coordenação da Professora Eliana Maria Mendonça Sampaio – Presidente do CEE/PI. Imagens aqui.


04.07.2016

O Conselheiro Antônio Fonseca dos Santos Neto, como decano do Conselho Estadual de Educação do Piauí, no dia 04 de julho do corrente ano, assumiu o Cargo de Presidente e convocou  seus pares para eleição do Presidente e Vice-Presidente na sessão plenária ordinária de sete de julho do corrente ano com votação na forma regimental, em função do encerramento de seu mandato de conselheiro em dois de agosto do corrente ano faz-se necessário. Imagens aqui


RESULTADO - Medalha do Mérito Educacional


PARTICIPE

FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO – FNCE, acontecerá nos dias 23 e 24 de junho na cidade de Teresina. Programação


21/06/2017

A Presidente Eliana Sampaio representou o Conselho Estadual de Educação do Piauí e a Vice-Presidência da Região Nordeste – FNCE na Reunião Conjunta de Trabalho das Regiões Sul/Sudeste do FNCE, na cidade de São Paulo-SP, nos dias 30 e 31 de maio. Imagem Aqui.


21/06/2017

A Presidente do Conselho Estadual de Educação torna pública, para conhecimento dos interessados, as inscrições validadas para concorrer à Medalha do Mérito Educacional “Monsenhor José Luis Barbosa Cortez”. Edital aqui.

 


19/05/2016.

A Presidente Eliana Sampaio, no dia 13 de maio, participou da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho da Avaliação e da Supervisão do PRONATEC, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/SETC/MEC, em Brasília. Na oportunidade foram analisadas as Portarias: Nº 400 de 10/05/16  que” Dispõe sobre as normas para funcionamento do SISTEC”  e Nº 401 de 10/05/16 que “Dispõe  sobre a oferta de curso de educação profissional técnica de nível médio por instituições privadas de ensino superior”.  imagem AQUI.


A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEE/PI, no uso de suas atribuições legais, considerando o Edital 01/2016, resolve Prorrogar, até o dia 20 de maio de 2016, o prazo de inscrição para a concessão da Medalha do Mérito Educacional “Monsenhor José Luis Barbosa Cortez“.  Veja o edital aqui.


A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEE/PI torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital nº. 01/2016 contendo as normas e procedimentos para a concessão da Medalha do Mérito Educacional “Monsenhor José Luis Barbosa Cortez“. Edital


A Presidente do CEE entregou ao Magnífico Reitor da UESPI, na sessão de 21 janeiro de 2016, a Resolução CEE/PI n° 289/2015 que Recrendencia Universidade Estadual do Piauí


Audiência

A Presidente do Conselho, no dia 18 de novembro, estará em Brasília para audiência com o Secretário Marcelo Feres - SETEC/MEC para tratar do SISTEC .


Liceu Piauiense é visitado pelos membros do Conselho de Educação.

Na tarde do dia 08 de outubro os membros do Conselho Estadual de Educação no Piauí acompanharam o andamento das obras no Colégio Estadual Zacarias de Gois - Liceu Piauiense, junto com a Secretária de Educação, Rejane Dias, e membros da construtora responsável pela reforma.

A Presidente do Conselho, Eliana Sampaio, reconheceu a importância da obra para a educação do estado e, andando pelas dependências da escola,  constatou a ampliação das estruturas como laboratórios específicos de física, química e matemática,  além de um ginásio de esportes moderno. 
O representante dos estudantes no Conselho de Educação, Danilo Cruz, ressalta a importância desta reforma para a classe estudantil. "Nós, que fomos estudantes do Liceu, estamos vendo nesta visita a reorganização da escola, o que nos deixa com muita empolgação pela beleza do que é o colégio e pelo que está sendo mantido de estrutura física da escola como história", conclui.   
FOTOS

 


 

Presidente do Conselho proferiu palestra no I WORKSHOP da UNDIME.

A Presidente do CEE - Conselheira Eliana Mendonça Sampaio  participou do   I WORKSHOP da UNDIME,  no auditório da Associação de Prefeitos – APPM , no dia 30 de setembro. Na oportunidade proferiu Palestra com o tema:  O Papel dos Conselhos Municipais de Educação nos  Sistemas de Ensino Local. Presentes no evento secretários  municipais de educação, professores, assessores e conselheiros de educação. A Palestra  enfatizou o sistema de ensino,  o  papel do Conselho Municipal de Educação e o perfil de conselheiros. FOTOS


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA CEE

A Secretária de Educação, Rejane Dias, acompanhada do Superintendente de Gestão, Helder Jacobina e da Diretora da Unidade de Educação Profissional, Adriana Moura compareceu neste Conselho com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas à frente da secretaria, visando elevar os índices de qualidade do ensino público da rede. Na oportunidade relatou a situação encontrada na rede estadual e as intervenções feitas para possibilitar a continuidade das ações educativas. A Presidente Eliana Sampaio enfatizou a importância do momento para compartilhar as experiências de trabalho e estreitar a relação Conselho e Secretaria. FOTOS


 

Plenária do FNCE no Recife (PE)

Em Boa Viagem (PE), nos 16 a 18 de setembro, aconteceu a reunião plenária do Fórum Nacional de Conselhos de Educação (FNCE). O encontro reuniu presidentes de Conselhos Estaduais de Educação para debater durante os três dias temas como: Sistema Nacional de Educação (SNE), Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação e Base Nacional Comum, além da plenária final coordenada pela presidente do FNCE, professora Suely Menezes. O evento foi promovido pelo FNCE e pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE), presidido pela professora, Maria Ieda Nogueira.

A conferência de abertura com o tema "Política Nacional de Formação e Educação Continuada", foi proferida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor Luiz Fernandes Dourado.

No segundo dia do encontro, pela manhã, o conselheiro do CNE, Francisco Cordão expôs o tema "Política Nacional de EAD e Colaboração entre os Sistemas", em mesa coordenada pelo presidente do CEE de São Paulo, Francisco Carbonari. Logo em seguida, houve a apresentação do tema, "Construção da Base Nacional Comum", com o Ítalo Modesto Dutra, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), tendo como debatedores Ana Selva, da Secretaria de Educação de Pernambuco (Seduc/PE) e Horácio Reis, da Undime/PE. Esta mesa foi coordenada pela presidente do CEE do Piauí e Vice-Presidente da Região Nordeste Eliana Mendonça Sampaio.

À tarde, a discussão se deu em torno do tema "Sistema Nacional de Educação: aprofundando a discussão", com Flávia Barros Nogueira, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), em mesa coordenada pela presidente do CEE de Pernambuco, Maria Ieda Nogueira. Foi apresentada a proposta do MEC de Instituição do Sistema Nacional de Educação, que apresenta a ideia de um conjunto articulado de quatro dimensões: alterações na Lei de Diretrizes e Bases; regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal de 1988 ou a Lei de Responsabilidade Educacional; adequação das regras de financiamento e adequação dos sistemas de ensino às novas regras nacionais. O detalhamento da proposição está disponível no texto Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país que propõe uma agenda para o debate nacional.

A reunião do FNCE, em Recife (PE) encerrou-se na última sexta-feira, 18, com a elaboração e divulgação da Carta do Recife e encaminhamentos para a agenda deste ano. Pela manhã, os participantes assistiram à palestra com o tema "Financiamento da Educação na perspectiva do PNE", ministrada por Luiz Araújo, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, sob a coordenação da vice-presidente do CEE do Ceará, Ada Vieira.
O evento contou com a participação dos estados do Piauí; Maranhão; Ceará; Rio Grande do Norte; Paraíba; Alagoas; Sergipe; Bahia; Pernambuco; Rio  Grande do Sul; São Paulo; Mato Grosso; Pará e Espírito Santo.
FOTOS


A Presidente Eliana Sampaio participa do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de avaliação PRONATEC X IES em Regime de Colaboração.

A reunião do GT foi realizada no MEC/SETEC, no dia 04 de setembro, com a proposta de elaboração de diretrizes, objetivos, mecanismos e procedimentos para as ações de supervisão e avaliação dos cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino superior. Também, a discussão da utilização do SISTEC nas ações de supervisão e avaliação. Participaram dessa reunião pelo FNCE, além da Presidente Suely Meneses, os Vices da Regiões: Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, Eliana Sampaio, Francisco Carbonari, Ilma Xaud, Vera Antunes  e a Assessora Beatriz Padovani. Pela SETEC, a coordenação foi de Nilva Schoroeder e apoio dos técnicos Ana Carolina Costa e Francisco Lima. A reunião decorreu em grande parte na definição de conceitos do que representava a avaliação e supervisão, seu alcance, seus personagens, seus indicadores e perspectivas de resultados. A próxima reunião acontecerá no mês de outubro em data a ser confirmada.


POSSE DE CONSELHEIROS 2015

No dia 31 de agosto aconteceu na Sala de Reunião “Professor Mariano da Silva Neto” foram empossados os Conselheiros Carlos Alberto Pereira da Silva, Maria Pereira da Silva Xavier, Gildete Milu da Silva Sousa e Acácio Salvador Veras e Silvas. A Presidente e o Secretário de Educação em exercício, Helder Jacobina procederam com a solenidade de posse dos Conselheiros titulares conforme o Decreto Nº 16.151 de vinte e quatro de agosto do corrente ano, com a leitura do Termo de Posse e assinatura por todos os presentes. Franquiou a palavra ao Secretário em exercício que saudou aos presentes destacando as funções que os Conselheiros têm na normatização do Sistema de Ensino do Estado. Os Conselheiros empossados também se pronunciaram e agradeceram a confiança do Governador do Estado e da Secretária de Educação na indicação dos nomes prometendo honrarem a missão que assumem nesta ocasião. Finalizando o ato a Presidente agradeceu a contribuição dos suplentes durante os oito meses que atuaram nas ações do Pleno. Aos Conselheiros empossados desejou boas vindas e falou da certeza da contribuição de que todos trarão para o enriquecimento do trabalho que é desenvolvido em prol da melhoria da educação neste Estado.

A Conselheira Odeni de Jesus da Silva  tomou posse no dia três de setembro na Sala de Reunião deste Conselho e o ato foi conduzido pela Presidente Eliana Sampaio. FOTOS


  Plenária do FNCE em Cuiabá (MT)

 

No período de 16 a 18 de agosto em Cuiabá (MT), aconteceu a reunião plenária do Fórum Nacional de Conselhos de Educação (FNCE) – Região Centro-Oeste. O encontro reuniu presidentes de Conselhos de Educação dos Estados do Piauí,  Goiás, Alagoas, Sergipe, Pará e Distrito Federal. para debaterem durante os três dias temas como: Educação Infantil: Formação, Concepção e Financiamento, Políticas de Atendimento a Diversidade e Direitos Humanos, Ciência, Tecnologia e Inovação: Experiências na Educação Superior, Valorização dos Profissionais da Educação, Sistema Nacional de Educação  e a Construção da  Base Nacional Comum.

A Presidente do Conselho do Piauí Eliana Sampaio coordenou a mesa a Construção da Base Nacional Comum que teve como palestrantes a Professora Guiomar Namo de Mello e Raph Gomes Alves.

A reunião plenária encerrou-se no dia 18, com a elaboração e divulgação da Carta de Cuiabá e encaminhamentos para a agenda deste ano.

FOTOS


EDITAL 02/15

A Presidente do Conselho informa que as inscrições para o processo seletivo para consultores que comporão as comissões verificadoras dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), serão realizados no período de 15 a 24 de abril, das 08h às 12h, presencialmente no Conselho Estadual de Educação, localizado na Rua Magalhães Filho, 2050, Marquês.

Contato para dúvidas: avaliadorceepi@gmail.com

Confira o EDITAL

 

 

   Lista de Homologação de Inscrições

 

   Lista de Homologação de Inscrições Definitiva (Pós recursos)

 

Resultado Final 


ATENÇÃO

EDITAL 01/15

A Presidente do Conselho informa que as inscrições para o processo seletivo para consultores que comporão as comissões verificadoras dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), serão realizados no período de 23 a 06 de março, das 08h às 12h, presencialmente no Conselho Estadual de Educação, localizado na Rua Magalhães Filho, 2050, Marquês.

Contato para dúvidas: avaliadorceepi@gmail.com

Confira o EDITAL
                 Lista de homologação de Inscrição

                 Lista de homologação de Inscrição Definitiva

                 Resultado Final 


12/02/15

O Reitor da UESPI, Professor Nouga Cardoso e Pró Reitores participaram de reunião com a Presidente do Conselho e membros da Comissão de Educação Superior, para analisar o processo de Recredenciamento da Universidade Estadual do Piauí.

FOTOS


Dia 05 de fevereiro o Governador do Estado Wellington Dias recebeu em audiência os membros do Conselho Estadual de Educação. Na oportunidade, a Presidente Eliana Sampaio apresentou pontos relevantes para o crescimento da educação em nosso estado.

A educação colocada como prioridade.

FOTOS      


A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí e Vice Presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação - Região Nordeste, Cons.ª Eliana Maria Mendonça Sampaio, participará dia 10 de fevereiro de 2015 de audiência com o Ministro da Educação Sr. Cid Gomes, ás 17h em Brasília.